EXPOSIÇÃO | digital REVISTA INFRA

Players do mercado falando de inovação, tecnologias e processos de FM

Casa Melhoramentos: surpreendente do início ao fim

Projetado e implantado pela OMMA Arquitetura, Engenharia e Construção, espaço é a união perfeita entre o moderno e o tradicional

Acolhedor, aconchegante e produtivo, em um equilíbrio perfeito entre o tradicional e o moderno. Estas palavras se encaixam bem aos espaços da nova sede da Cia. Melhoramentos, que adquiriram essa atmosfera após ter projeto e implantação assinados pela OMMA Arquitetura, Engenharia e Construção, com mais de 20 anos de mercado.


Instalado em um terreno de mais de 9 mil metros quadrados, o prédio tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp) está localizado na Vila Romana, em São Paulo, oferece 4 mil metros quadrados de área construída e passava por um retrofit enquanto ocorriam as obras internas realizadas pela equipe da OMMA.


Respeitando o briefing do cliente, que fazia questão de manter vivo os 128 anos de história da companhia, em um projeto que tivesse um ar moderno, mas que não perdesse a tradição, o time de arquitetos e engenheiros da OMMA optou pelo uso de materiais que proporcionassem conforto e ao mesmo tempo ativasse o sensorial e o emocional dos colaboradores e visitantes, resultando assim no reflexo perfeito do nome escolhido para batizar o local: Casa Melhoramentos, um lugar que acolhe todas as ideias.


A mistura de madeira, tijolinho e a aplicação de elementos de paisagismo, materiais encontrados no ambiente natural, teve como objetivo a busca por reconectar as pessoas à natureza, trazendo os benefícios desse convívio para dentro do escritório, conceito da biofilia, além de darem o tom tradicional e aconchegante aos ambientes. “O toque contemporâneo seguiu a linha do conceito de open space, proporcionando maior interação entre os funcionários”, ressalta a arquiteta Jessica Ferrara, Diretora de Arquitetura...


Leia a matéria completa no eBook especial. Faça agora o download do material.

Baixe o paper completo gratuitamente

Explorando cada espaço da Casa Melhoramentos

Junto à sala do Conselho, a biblioteca e a chapelaria tiveram destaque importante; até mesmo alguns móveis do acervo da Cia. Melhoramentos foram utilizados. Já as toras de madeira, trazidas especialmente da unidade de Camanducaia (MG) da companhia para compor o ambiente, são um dos pontos-altos do projeto.

#01

#02

Coração do projeto e, por isso, primeiro espaço projetado, o Salão Vermelho é a importante sala de reunião do Conselho.

#03

O conceito da biofilia, que busca reconectar as pessoas à natureza, trazendo os benefícios desse convívio para dentro do escritório, também está presente na nova sede.

#04

O layout aberto predomina em todo o escritório da Melhoramentos, como é possível ver nesta área de Diretores. Fechadas, apenas a Sala dos Conselheiros e da Presidência.

#05

A equipe da OMMA evitou ao máximo construir salas fechadas na fachada, justamente para priorizar a iluminação natural das áreas de trabalho e de circulação.

#06

Para potencializar a comunicação entre os setores, otimizando o trabalho das equipes, a aposta diferenciada foi na tipologia das mesas – maiores – em 120º graus, com tampo madeirado. 

#07

O cuidado com a estética e a acústica também pode ser encontrado nas salas foco, voltadas para atividades que exigem privacidade.

#08 e #09

O auditório e a sala multiuso – que podem ser locados para eventos e exposições – são equipados com tecnologia de ponta (backstage, sala técnica e sala de tradução simultânea) para apresentações audiovisuais, leitura de livros, pocket shows, palestras, entre outros, com excelente acústica e automação de luz e som.


No terceiro pavimento foi construída uma área de eventos, um auditório e uma sala multiuso. Chama a atenção o telhado aparente, mostrando as treliças. A fim de comportar diferentes tipos de exposições, a estratégia foi escolher acabamentos mais neutros e a iluminação disposta em malha quadrada de eletrocalhas, tendo assim liberdade para posicioná-las em qualquer local desejado. O piso vinílico de concreto, com colunas em cimento queimado, e a aplicação de tijolinhos dão o contraste sutil com o universo tecnológico utilizado.

#10

A mistura da madeira e do tijolinho, para conferir mais conforto, também estão presentes no charmoso café.

Prefere assistir? Então vamos lá!

Denivaldo Toledo Camargo

Diretor Florestal e Patrimonial da Cia. Melhoramentos

Com a palavra, o cliente...

“O que foi projetado e o que foi entregue tiveram muita sinergia. Tudo era feito em 3D, o que facilitou bastante a visualização, compreensão e aprovação do projeto por parte dos conselheiros. A OMMA sempre esteve aberta a nos ouvir e nunca nos impor nada. A nova sede conseguiu derrubar antigas culturas e paradigmas e proporcionar mais interação, produtividade e descontração, como foi o caso da criação do ambiente de descompressão, que nós não tínhamos, e que hoje faz sucesso entre os colaboradores”

Arquitetura

Mais do que uma construção, a garantia da sua melhor experiência

Construção

Mais do que construir espaços, criatividade e inovação para atender às necessidades dos clientes

Engenharia

Compreensão das necessidades que transparecem em cada projeto

A tranquilidade de ter toda a gestão do seu projeto em ótimas mãos

Turnkey

Áreas de atuação da OMMA:

Por que a OMMA

Especialista na transformação de espaços corporativos e com excelência em criar ambientes adaptados à real necessidade das marcas

© Junho 2019 | Revista Infra | EDC Expositor Digital de Conteúdo

Todos os direitos reservados. Reprodução proibida sem prévia autorização.