EXPOSIÇÃO | digital REVISTA INFRA

Players do mercado falando de inovação, tecnologias e processos de FM

Primeiro LEED  Platinum 

do Centro-Oeste

Centro Corporativo Portinari

Benefícios ao locatário e práticas sustentáveis

48%

redução no consumo de água

36%

redução no consumo de energia

78%

resíduos desviados do aterro

Localizado em Brasília, o Centro Corporativo Portinari é um edifício altamente tecnológico e moderno e que ostenta o privilégio de obter certificação LEED PLATINUM, sendo o 1º edifício comercial com certificação nível Platinum na região centro-oeste.

O Centro Corporativo Portinari foi concebido com foco no desempenho energético. A fim de alcançar uma redução de mais de 36% no consumo de energia, 

foram implementadas diversas estratégias no projeto. Exemplo: fachada projetada para diminuição da carga térmica do edifício.

Diretrizes sustentáveis consideradas no desenvolvimento dos projetos

Energia

Dentre as diversas medidas previstas e implantadas no decorrer da obra, destacam-se: previsão de um Depósito Central de Resíduos (recicláveis e não recicláveis) para facilitar a gestão de resíduos durante o uso e a operação do edifício; 76,35% dos resíduos gerados na construção foram desviados de aterro ou “bota fora”, sendo encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, entre outras ações.

Materiais e Recursos

2

3

Com o intuito de minimizar os impactos ambientais decorrentes da construção  do edifício, diversos cuidados foram tomados durante as etapas de projeto e construção, como: a construção de um sistema lava rodas na entrada de acesso à obra; implementação de um  sistema de lava bicas móvel etc.

Terreno sustentável

1

Água

A fim de reduzir o consumo de água potável do empreendimento, as seguintes determinações foram adotadas: instalação de torneiras e chuveiros com baixa vazão, bacias sanitárias a vácuo e mictórios com fechamento automático; emprego de espécies vegetais de baixo consumo e/ou adaptadas para o paisagismo, que demandam menor quantidade de água; captação e aproveitamento das águas pluviais para irrigação, entre outras iniciativas.

4

Qualidade do Ambiente Interno

O projeto adotou diversas estratégias para garantir a qualidade dos ambientes no decorrer da obra. Dentre elas: o projeto de ventilação mecânica demonstrou atendimento as exigências normativas; comunicação visual através de placas de sinalização em pontos estratégicos informando  da proibição do fumo nas áreas internas e externas etc.

5

Aperta o play para um passeio virtual!

Para a bem-sucedida estratégia que culminou nesse grande reconhecimento que é a certificação LEED

PLATINUM, a Supera Engenharia contou com importantes parcerias:

Parceiros estratégicos

Baixe o paper completo

deste material

© 2018 Revista Infra - EDC Expositor Digital de Conteúdo

Todos os direitos reservados. Reprodução proibida sem prévia autorização